Plantopédia
Ficus Bonsai
Nome científico: Ficus ginseng
Família: Moraceae
Origem geográfica: Sudeste Asiático
Descrição: As plantas de Bonsai Ficus são produzidas em viveiros e enxertados sobre uma variedade de Ficus que "engrossa" rapidamente as raízes. É muito usada como bonsai e planta ornamental.
Esta planta robusta, resistente e fácil de cuidar, dá um aspeto tropical a qualquer espaço interior. Ficus provém do latim “figo”, daí que o Ficus ginseng se encontre dentro da família da figueira.
Palmeira Chamaedorea
Nome científico: Chamaedorea elegans
Família: Arecaceae
Origem geográfica: América Norte
Descrição: Pertencente à família das palmeiras, a Chamaedorea distingue-se pelos seus caules semelhantes a canas de bambu. De crescimento lento, tem baixa manutenção e acrescenta um toque tropical aos ambientes interiores.
Esta planta versatil é "elegante" como indica o epíteto e é capaz de marcar a presença numa sala em condições de pouca luz, sistemas de ar condicionado, ou mesmo de excesso de água.
Dicas: Folhas amareladas ou com pontas secas normalmente estão relacionadas com falta de humidade.
Fitónia
Nome científico: Fittonia sp.
Família: Acanthaceae
Origem geográfica: América Sul
Descrição: Espécie rasteira, apreciada pela folhagem vistosa. A estrutura densa que têm as folhas da Fitónia e a cor das suas nervuras, criam uma composição harmoniosa.
Adaptada a ambientes bem iluminados é uma excelente escolha para ser usada em jardins de inverno. O nome do género Fittonia foi criado por um par de escritoras botânicas, Elizabeth e Sarah Mary Fitton, irlandesas no século XIX.
Dicas: Faça uma poda de manutenção durante o período estival, tirando as pontas dos caules para estimular um crescimento compacto.
Lírio da Paz
Nome científico: Spathiphyllum wallisii
Família: Araceae
Origem geográfica: América Central
Descrição: Espécie caracterizada pelas folhas verdes e escuras e flores compostas por uma espata branca, que se assemelha a uma bandeira da paz, daí o seu nome popular.
É uma planta de fácil manutenção, que se adapta bem a interiores com luz indireta dando uma sensação de serenidade e tranquilidade.
Dicas: Ideal para locais de pouca luminosidade pois ela prefere um local com meia sombra ou mesmo à sombra.